=]

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Jornada da alma

O filme Jornada da Alma é baseado no livro Um método muito perigoso: Jung, Freud e Sabina Spielrein – a história ignorada dos primeiros anos de psicanálise, de John Kerr.

O filme conta a estória de Sabina Spielrein uma judia russa, que é internada ainda adolescente num hospital psiquiátrico por está passando por um caso complicado (histeria, tendência suicida com recusa a se alimentar e complexo de Édipo não resolvido). Ela se apaixona por seu psiquiatra, Gustav Jung, quando ele ainda era discípulo de Freud e faz seus primeiros experimentos com o método de associação de palavras que repudiava impetuosamente os procedimentos arcaicos da psiquiatria submetendo sua paciente à nova técnica que hoje conhecemos como associação livre.

Em determinados momentos Jornada da Alma adquire o formato de documentário, e em outros com a leitura do diário (no qual Sabina movimentava a caneta com o pensamento e empurrava nele a dor que lhe impingia a alma) parece que o tempo volta e a historia esta sendo contada no presente, que na verdade é um passado. É como se a ação deste filme se passasse em duas épocas distintas: uma na cidade onde Jung se encontra com Sabina, no qual ele é médico e ela paciente e a outra (atualmente), quando Marie Spielrein viaja para a Rússia em busca de informações sobre as atividades desenvolvidas por Sabina.

Ps: Texto retirado de uma parte do meu trabalho de Psicologia. Recomendo o filme, muito bom mesmo

5 comentários:

Unknown disse...

Obrigado pelo comentário no meu blog Gabi.
Este aqui tá bem bonito, só aconselharia uma mudança no posicionamento e nas cores das propagandas. Mas, fora isso, tá ótimo. ^^
Ah, depois de muito tempo finalmente escrevi algo. Tá lá no Recanto das Letras e também no Semáforo (http://semaforo.wordpress.com). Se quiser, dá uma lida.
Abraços.

Unknown disse...

Olá Gabi!!

Que bom que ja postou algo! Sucesso no Blog.!

E tipo, meu professor indicou esse filme, no segundo período, realmente é muito bom!

Bjs!

Anônimo disse...

Bom texto. ;) Aonde encontro esse filme aqui em Sao Luis? Abraços

Anônimo disse...

hummmm oi gabi!!!! parabens pelo blog ta uma gracinha....e bem intressante!!!! sucesso pra você tudo de bom!!!

Gladson Fabiano disse...

Eu quero! XD
Vô assistir!

Postar um comentário